.  escolas DO AGRUPAMENTO

Número 14 Número 15

28 de Fevereiro de 2023       Actividades

NOTÍCIAS DA NOSSA ESCOLA - PUBLICAÇÃO DO JI/EB1 DE CORTEGAÇA

Da escola EB1/ JI de Cortegaça chegam novas notícias!

Convidamo-lo a ler as últimas novidades:
- notícia nº11 - "Contos de En(contar)";
- notícia nº12 - "Como Eu Vejo o AMOR";
- notícia nº13 - "Carnaval a brincar"

Boas leituras!

Número 11 Número 12 Número 13

26 de Dezembro de 2022       Actividades

Número 07 Número 08 Número 09 Número 10

28 de Novembro de 2022       Actividades

Dia Nacional do Pijama

No dia 21, a nossa escola aderiu ao Dia Nacional do Pijama.

Neste dia as crianças da escola e do Jardim de Infância saíram de casa vestidas de pijama e passaram assim o dia na escola.

Realizaram-se diferentes atividades para proporcionar um dia alegre e lembrar que “Todas as crianças têm direito a ter uma casa e uma família”, pois neste dia também se celebra o Dia da Convenção Internacional dos Direitos das Crianças.

O objetivo deste dia é chamar a atenção para a importância de todas as crianças terem uma família que as ame e que as conforte. O pijama evoca o aconchego do lar!

As famílias participaram nesta atividade, contribuindo com um donativo para esta causa. Também elaboraram em conjunto com o seu educando, a decoração de um molde de pijama, do qual se fez um “Estendal dos Afetos”, que ficou muito bonito!

15 de Novembro de 2022       Actividades

A Terra Treme

Consulte o documento de divulgação da actividade.

15 de Novembro de 2022       Actividades

São Martinho

Consulte o documento de divulgação da actividade.

07 de Novembro de 2022       Actividades

Dia do Pão por Deus e Halloween

No passado dia 31 de outubro, comemorámos na nossa escola, o Dia do Pão por Deus e o Halloween.

Foi uma manhã muito agitada!

Logo pelas 9h30, chegou à nossa escola, voando na sua vassoura, a bruxa Jacinta e o seu amigo Adalberto Alberto (um esqueleto horripilante!!).
Fez-nos uma bela surpresa! Trouxe com ela uma linda abóbora que preparou na sala do JI e que no final a deixou iluminada, para que o nosso dia fosse bem luminoso e divertido!

De seguida a D. Rosa, senhora da terra de Cortegaça e nossa ajudante no refeitório, veio fazer connosco uma receita antiga de broas saloias. Sendo tradicional nesta altura, já há muitos anos, fazerem-se para dar às crianças que pedem bolinhos no Pão por Deus.

Foi um dia muito bem passado por todos nós!

18 de Outubro de 2022       Actividades

Dia da Alimentação - Sopa de Pedra!!??

No dia 17 de outubro de 2022, comemorámos o Dia da Alimentação. Este ano foi um dia diferente, propusemo-nos a fazer uma deliciosa Sopa da Pedra “fingida”!!

Cada aluno do Jardim de Infância e da escola, trouxe um legume para fazermos uma Sopa da Pedra “fingida” - pois a nossa sopa não teve o tradicional toucinho nem o chouriço!

Recolheram-se os legumes trazidos por todos mas primeiro, assistiu-se a um vídeo desta história, um pouco diferente da original, pois nesta história, houve muita entreajuda entre os vizinhos e no final a sopa foi partilhada por todos - não sendo comida apenas pelo frade!

Depois disto, começámos a preparar a sopa. Colocou-se uma pedra especial no fundo da panela e de seguida , a cebola, a batata, o alho, o alho francês, a abóbora, o nabo, o chuchu, a courgette, a cenoura, a couve... e todos os outros legumes trazidos pelos alunos.

Por fim, colocámos o sal, a água e pôs-se a panela ao lume para cozer. Três panelas!
Como a sopa não ficou pronta à hora do almoço pensou-se em guardá-la para o dia seguinte, mas qual não foi o espanto das professoras e educadora quando as crianças insistiram para comer a sopa ao lanche! E assim foi!!

À hora do lanche, a nossa sopa da pedra estava pronta e todos provaram, comeram e adoraram. Algumas crianças até repetiram!
Foi um dia agitado, mas na verdade foi muito divertido!!

Foi um dia saboroso e um momento muito bonito de partilha.

Aqui fica a nossa receita e Bom Apetite :

2 dentes de alho,
2 cebolas,
1 alho francês,
1 lata de feijão,
2 courgettes,
3 batatas,
3 cenouras,
¼ de couve lombarda,
1 fatia de abóbora,
1 nabo,
1chuchu,
água a cobrir os alimentos,
1 pedra lisa bem lavada,
1 pitada de sal e um fio de azeite.
1 fio de azeite.

17 de Outubro de 2022       Actividades

Que comecem a crescer!!

Na passada 6º feira, dia 14 de outubro, iniciámos o nosso Projeto de escola da Horta pedagógica com a ajuda preciosa de um avô de cinco dos nossos alunos! - o Sr. Pedro - a quem agradecemos de coração!

Começámos primeiro por ver a preparação do terreno. E não foi uma tarefa fácil pois a terra estava muito seca.

De seguida, o Sr. Pedro dividiu a pequena horta em três talhões, os quais posteriormente, serão cuidados pelos alunos de cada uma das nossas salas.

Entretanto, seguiu-se a plantação adequada à época do ano: couve portuguesa, couve lombarda e nabiças francesas (tendo o Sr. Pedro referido que estas, são muito boas!!).

As crianças gostaram muito de participar e de ver o trabalho que ia aparecendo.

Resta agora que as plantas comecem a crescer para que chegue o Natal e haja couves para comer e partilhar!

Para aceder a outras escolas do Agrupamento, clique aqui.