.  SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)

AOS ALUNOS

Olá! O meu nome é Filomena e sou a Psicóloga do Agrupamento de Escolas de Lapiás.

Sabes o que é um psicólogo??? O psicólogo pode ajudar-te se tens um problema e não estás a conseguir resolvê-lo, o que te faz sentir triste, angustiado, irritado e/ou sem valor.

Seja qual for o problema – com a tua família (p.e., problemas com os teus pais) ou na escola (p.e., problemas com os teus colegas, piores notas nos testes), não hesites em procurar-me no gabinete de Psicologia e Orientação (sala B5).

Se preferires, também podes falar com os teus professores para te encaminharem para uma sessão com a psicóloga.

Serviços/Atividades

Avaliação e Acompanhamento Psicológico

Ações de Sensibilização/Intervenção

Orientação Escolar e Vocacional

Consultoria Familiar

Consultoria Organizacional

O Serviço de Psicologia e Orientação é uma unidade especializada de apoio educativo, integrada na rede escolar, com diversos serviços/actividades, com o objetivo de favorecer um desenvolvimento global harmonioso aos alunos, atendendo às necessidades de cada um, e promovendo o Saber-Saber, Saber-Estar e o Saber-Ser.

Pretende contribuir para o aumento de respostas de qualidade, adequadas a cada aluno e família, valorizando os seus pontos fortes e as suas expetativas, sendo um espaço também destinado ao esclarecimento de dúvidas, partilha de conhecimentos, e pareceres técnicos e científicos no âmbito da Psicologia.

Avaliação e Acompanhamento Psicológico

Este serviço destina-se a alunos com:

• Perturbações de Comportamento (Hiperactividade; Défice de Atenção)

• Perturbações Emocionais

• Dificuldades de Aprendizagem

• Competências de Estudo

• Insucesso Escolar

• Dificuldades relacionais

• Dificuldades de adaptação escolar

• Bullying – violência nas escolas

• Medos, Ansiedades e Fobias

• Perturbações Alimentares

• Problemas familiares

• Situações de luto ou divórcio

Entre outras situações que a comunidade educativa considere que devem ser sinalizadas e alvo de avaliação/intervenção.

Ações de Sensibilização/Intervenção

• Sessões de esclarecimento a pais/Encarregados(as) de Educação

• Programas de Desenvolvimento de Competências Académicas

• Programas de Desenvolvimento de Competências Sociais

Orientação Escolar e Vocacional

Sessões destinadas aos alunos do 9º ano e aos alunos dos Cursos Vocacionais de 3º ciclo, com base num programa de desenvolvimento de competências vocacionais, através de ações de sensibilização, informação, esclarecimento e aconselhamento para a preparação do percurso escolar e profissional.

• Aplicação de testes de orientação escolar e vocacional.

• Acompanhamento dos alunos na ponderação dos dados obtidos ao longo do programa e respetiva tomada de decisão.

• Sessão de esclarecimento a pais/Encarregados(as) de Educação relativamente ao prosseguimento de estudos.

• Atendimentos individualizados a alunos e/ou pais/Encarregados(as) de Educação que necessitem de informação adicional.

• Apoio no processo de matrícula para o ensino secundário.

Consultoria Familiar

Atendimento a pais/Encarregados(as) de Educação, com o objetivo de recolher e fornecer informações, no domínio da educação, do desenvolvimento e da aprendizagem, promovendo o desenvolvimento psicossocial e o bem estar dos alunos, contribuindo para a manutenção ou estabelecimento de relações familiares mais positivas e funcionais.

TODOS OS PAIS TÊM DÚVIDAS... PERGUNTE! NÓS PROCURAMOS CONSIGO AS RESPOSTAS.

PARENTALIDADE: Um projecto para toda a vida!

ATENÇÃO: Pode marcar atendimento com a Psicóloga, através do contacto da Escola, preencher Ficha de Sinalização, com Declaração, em anexo, e faze-la chegar à Escola em envelope fechado ao cuidado da Psicóloga, ou ainda, enviar mensagem para o e-mail: spo.ag.lapias@gmail.com.

Consultoria Organizacional

Articulação com os órgãos de gestão da escola, docentes, assistentes operacionais e outros intervenientes e serviços especializados, de modo a prevenir ou intervir na resolução de problemas dos alunos, em contexto escolar e/ou familiar.