.  Biblioteca escolar dr. rui grácio (brg)

Pedras Leitoras - visite o nosso blogue

SOBRE A Biblioteca Escolar Dr. Rui Grácio (BRG)

BRG oferece à comunidade um espaço de saberes, aprendizagem, inovação e lazer, aberto a toda a comunidade.

Temos ao seu dispor cerca de 6.500 obras, incluíndo DVDs e VHS. Uma área Multimédia com doze computadores; área de TV e Vídeo com duas televisões, dois DVDs e um leitor VHS.

Sempre atenta à inovação, a BRG tem como objetivos promover o currículo das várias disciplinas, a Leitura e a Literacia; projetos, parcerias e atividades de abertura à comunidade e uso de ferramentas informáticas para informação e aprendizagem.

Estes objetivos são possíveis de alcançar com o contributo de todos, num percurso colaborativo.

ANO LECTIVO DE 2018/2019

IV Jornadas Pedagógicas da APP (Associação dos professores de Português

No dia 29 de setembro de 2018, a APP levou a cabo, no Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, em Lisboa, a segunda edição das IV Jornadas Pedagógicas. O tema foi "Aula de Português e flexibilidade curricular». Tendo conhecimento dos projetos pedagógicos da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Lapiás, a Professora Bibliotecária Paula Ferreiro foi convidada a participar num painel destinado à partilha de práticas de interdisciplinaridade, com o Projeto Transversalidade Cultural, O amor às disciplinas.

Fotos do evento.

Concursos e atividades

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) lança o habitual desafio, para assinalar esta data e celebrar a importância das bibliotecas e de tudo o que têm de bom.

O tema definido para 2018 é “Eu  biblioteca escolar”.

As bibliotecas escolares do agrupamento aderiram ao desafio lançado pela RBE e estão a promover um concurso, convidando os alunos a demonstrar a sua relação com a BE.

Informa-te junto da tua professora de Português, do(a) teu (tua) Diretor(a) de Turma ou junto da BE.

Está atento ao cartaz “Eu  biblioteca escolar”.

Participa! Vais gostar!

«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» está de regresso

Qual foi o livro que mais gostaram de ler até hoje? Já tentaram convencer os vossos colegas a lê-lo? Uma iniciativa da VISÃO Júnior e da RBE vai permitir-vos fazê-lo de forma divertida!

Vão fazer campanha eleitoral pelo livro que mais gostaram de ler, estimulando a curiosidade dos colegas e amigos, num processo de campanha eleitoral. Podem encontrar o regulamento do concurso em:

Alinha nesse concurso. Participa com a tua turma.

O desafio pelo conhecimento está de volta!

A Literacia 3D é promovida pela Porto Editora e esta será a 4ª edição. O desafio é dirigido a alunos do 2º e 3º ciclos, e consiste em avaliar as tuas competências em Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. Este desafio pelo conhecimento decorre durante o ano letivo em três fases (local, distrital e nacional) com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma “online Escola Virtual”.

Para facilitar todo o processo, a inscrição dos alunos da Escola Dr. Rui Grácio será coordenada pela professora bibliotecária.

Participa e concorre na área de literacia que corresponde ao teu ano de escolaridade (5º ano - Matemática; 6º ano - Ciência; 7º ano – Leitura e 8º ano – Inglês)! Cá vos esperamos.

ANO LECTIVO DE 2017/2018

PROGRAMA DA Biblioteca Escolar Dr. Rui Grácio

Clique para aceder

Com base no tema escolhido para o ano letivo de 2016/2017, Aprende a Ser e a Saber com a BE, a Biblioteca Escolar Dr. Rui Grácio dinamiza em conjunto com a comunidade educativa, diversas atividades/projetos/concursos, destinados a dar resposta, de forma direta ou indireta, às necessidades dos diferentes estabelecimentos de ensino do Agrupamento, trabalhando em parceria com docentes e alunos.

Consulte aqui o Programa da Biblioteca Escolar Dr. Rui Grácio referente ao ano de 2016/2017.

E-mail de contacto: rg.biblioteca@gmail.com

EVENTOS ORGANIZADOS PELA BRG

Clique para aceder ao cartaz do evento Clique para aceder ao cartaz do evento

ANO LECTIVO 2017/2018

Clique para aceder a uma versão maior

À Descoberta da BE - 5º Ano

Todas as turmas do quinto ano visitaram a biblioteca, participando na descoberta deste espaço.

Descobriram também a ferramenta digital VOKI, revelando grande entusiasmo na exploração desta.

Com a VOKI, cada aluno pôde criar o seu Avatar, caracterizando-o e dando-lhe voz. Uma ferramenta lúdica e pedagógica.

NEWSLETTER BRG

RECURSOS ONLINE

A Biblioteca Escolar Dr. Rui Grácio, localizada na Escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio, disponibiliza um conjunto diversificado de recursos on-line, nomeadamente:

RECURSOS didáticos

Muitos são os vídeos a que temos acesso e ao nosso dispor.

Contudo, ao longo do ano letivo, a biblioteca escolar disponibilizará vídeos didáticos com conteúdos interessantes e variados.

Acreditamos que esta iniciativa te ajudará a nível pessoal, escolar e social.

Este link possibilita a leitura e audição de livros sobre figuras históricas e sobre a aventura dos Descobrimentos. Descobre-se e ouve-se textos de autores portugueses, assim como jogos didáticos para jovens e famílias.

Neste link temos os programas Cuidado com a Língua, apresentado pelo ator Diogo Infante, e muito mais...

REVISTAS

Revista de Ciência Elementar (formatos PDF e EPUB)

e-BOOKS

Reportagem Especial

Adaptação às alterações climáticas em Portugal.

Portugal 2055

Uma BD sobre alterações climáticas em Portugal.

novas aquisições

Livros adquiridos em Abril de 2018