.  Curso Profissional de Inovação e Tecnologia em Pedra Natural
 

 

 
 


SOBRE O Curso Profissional de Inovação e Tecnologia em Pedra Natural

O Projeto StoneCITI, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e com a escola Escola Básica e Secundária Dr. Rui Grácio iniciou no ano letivo de 2019/2020 o primeiro Curso Profissional do Secundário orientado para a área da Pedra Natural e indústria transformadora.

Intitulado “Inovação e Tecnologia em Pedra Natural”, o curso quer ser uma referência a nível nacional e estimular os jovens a desenvolver uma mente versátil e espírito de empreendedorismo.

Este curso teve parecer favorável do Conselho Geral do Agrupamento e está enquadrado num projeto Estratégico apoiado pela Câmara Municipal de Sintra. Este resulta de uma parceria entre o Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e a Assimagra - Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins, tendo sido criada a AITPN – Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural, que vai dinamizar nesta comunidade (Pêro Pinheiro – Antiga fábrica Pardal Monteiro) um Centro de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural - “Stone CITI/Sintra”.

 Consulte o flyer de apresentação do curso

 Consulte o folheto de divulgação do curso

 Consulte o cartaz de divulgação do curso

 

visitas realizadas pelos ALUNOS do Curso Profissional de Inovação e Tecnologia em Pedra Natural
 

LOCAL: FÁBRICA PARDAL MONTEIRO – O LOCAL DO FUTURO

Tendo sido este curso o resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Sintra com a escola EBS Dr. Rui Grácio e o StoneCITI, no passado dia 25 de outubro os alunos foram até às instalações da fábrica Pardal Monteiro ver o seu futuro.

No decorrer desta visita os alunos tiveram oportunidade de ver o Presidente da Câmara e o Fundador do StoneCITI a falar sobre o projeto, a sua importância para o Setor da Pedra Natural e viram as plantas com as representações futuras da fábrica.

 


LOCAL: FILSTONE

Atualmente, a nível mundial, Portugal está no top 10 do comércio internacional de Rocha Ornamental, sendo que cerca de 45% das exportações são realizadas para fora da Europa (dados da Assimagra).

No âmbito do primeiro módulo do curso, “Técnicas e equipamentos de exploração de Rochas Ornamentais”, no passado dia 7 de novembro, os alunos visitaram uma das pedreiras de referência a nível nacional na extração Calcário Ornamental, a FILSTONE.

Nesta visita os alunos tiveram a oportunidade de ver a realidade de uma empresa ambiciosa tanto a nível da extração e do volume de negócios, como a nível de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. No fim da visita puderam também falar com o Fundador da Empresa para compreender a sua visão.

 


GABINETE DE DESIGN E ARQUITECTURA

O mercado da Pedra Natural é amplo, iniciando-se na extração e transformação de rocha ornamental e terminando no produto final pensado pelo arquiteto ou pelo designer. É esta amplitude de mercado e de possibilidades que pretendemos passar aos nossos alunos.

A escola EBS Dr. Rui Grácio insere-se numa região onde o setor da Pedra Natural está muito presente, sendo por isso de extrema importância o contacto dos alunos com o meio empresarial da zona envolvente. Só deste modo, os alunos compreendem o setor em que se inserem e a variabilidade de oportunidades existentes a nível local.

Foi neste âmbito e com este propósito que no passado dia 27 de novembro, os alunos do Curso de Inovação e Tecnologia em Pedra Nacional foram conhecer a Arquiteta e Designer Paula Moucheiro que trabalha na região.

Para além de terem ido ao seu gabinete conhecer o seu trabalho e o seu processo de desenvolvimento de produto, os alunos foram convidados a participar num projeto de design inserido no Milan Design Week 2020 (a decorrer de 21 a 26 de abril). A participação dos alunos ocorrerá durante o próximo período, onde irão acompanhar a produção e terminar manualmente a transformação de 4 peças em mármore de uma das 10 designers portuguesas convidadas a expor peças no evento.

 


FÁBRICA DE TRANSFORMAÇÃO DE PEDRA NATURAL - ANÇOS


No âmbito do projeto Milan Design Week 2020, no passado dia 6 de dezembro, os alunos do curso profissional de Inovação e Tecnologia em Pedra Natural foram a uma fábrica de transformação de Pedra Natural localizada em Anços.

Tendo sido acompanhados pela Arquiteta e Designer Paula Moucheira, esta visita teve como propósito dar início ao envolvimento dos alunos no projeto Milan Design Week 2020. Durante a visita os alunos não só conheceram a Designer que desenvolveu o conceito das 4 peças em mármore que irão acabar, como puderam compreender a sua perspetiva e linha de pensamento tendo em conta as diretivas lançadas no projeto. Por outro lado, no decorrer da visita os alunos puderam também ver os primeiros protótipos das peças e uma CNC a fazer os testes de corte das mesmas.

Assim sendo, no final desta visita os alunos ficaram completamente integrados no projeto, não só ao nível conceptual, como ao nível do processo de desenvolvimento de um produto altamente especializado.

 


INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO (IST)


O Instituto Superior Técnico, para além de ser uma das instituições que faz parte integrante do projeto StoneCITI, é uma das instituições de ensino superior de referência nacional.

No passado dia 9 de dezembro os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Pólo da Alameda, o principal e mais antigo Pólo do Instituto Superior Técnico. A visita que ocupou o dia inteiro foi dividida em duas atividades, ambas acompanhadas pelo Professor e Engenheiro Manuel Francisco. Durante a manhã os alunos conheceram os dois Museus de Geociências, o Museu Alfredo Bensaúde (nome dado em honra do primeiro diretor do IST) e o Décio Thadeu. Durante a tarde foi realizada uma saída de campo pelo Viaduto Duarte Pacheco para descrever o presente e imaginar o passado geológico da zona.

 


LC GRANITOS

No setor da Pedra Natural é de extrema importância o contacto com o meio empresarial na zona envolvente, principalmente estando a escola numa localização tão privilegiada nesse ponto de vista. Como tal, as visitas às empresas da periferia da escola são essenciais para a compreensão do setor e para a interação dos alunos com o meio envolvente.

No âmbito do primeiro módulo do segundo período, transformação de Pedra Natural, no dia 30 de janeiro os alunos foram visitar uma fábrica de transformação, a LC GRANITOS.

Localizada em Lameiras junto à Base Aérea nº1, a LC GRANITOS é uma empresa de transformação de blocos de granito em chapas com marca no mercado internacional. Com esta visita os alunos puderam ver a realidade empresarial do setor e estar em contacto com as tecnologias existentes.

 


exposição em Milão - abril de 2020


A
ASSIMAGRA e a Escola Básica e Secundária Dr. Rui Grácio, em Montelavar/Sintra, onde se iniciou neste ano letivo de 2019/2020 o primeiro Curso Profissional do Secundário orientado para o setor da Pedra Natural, serão parceiros num projeto internacional de promoção do mármore português e que culminará numa exposição em Milão já em abril de 2020.

Intitulado “Inovação e Tecnologia em Pedra Natural", o curso conta com 8 jovens estudantes a desenvolver competências na área da Pedra Natural e da indústria transformadora, agora protagonistas do processo de acabamento de algumas das peças de design que levarão o setor e o mármore português a Milão.

Este curso resulta de uma parceria entre a
Câmara Municipal de Sintra, o Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e a Assimagra - Recursos Minerais de Portugal, no âmbito do Stone CITI/Sintra - o Centro de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural.

Fonte: Assimagra - Recursos Minerais de Portugal (Facebook)

 


MÁRMORES GALRÃO

Mais uma vez, no âmbito do módulo de Transformação de Pedra Natural, no passado dia 20 de fevereiro, os alunos foram visitar a maior unidade industrial do GRUPO GALRÃO, uma empresa com prestígio no sector e que se localiza nas imediações da escola. Desta forma os alunos ficam com uma proximidade cada vez maior ao setor.

Sendo uma fábrica com uma ampla área e capacidade de transformação, tem beneficiado cada vez mais da introdução de novos processos tecnológicos, processos esses que os alunos puderam conhecer e entrar em contacto.

 


 

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