.  Curso Profissional de Inovação e Tecnologia em Pedra Natural

SOBRE O Curso Profissional de Inovação e Tecnologia em Pedra Natural

O Projeto StoneCITI, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e com a escola Escola Básica e Secundária Dr. Rui Grácio iniciou no ano letivo de 2019/2020 o primeiro Curso Profissional do Secundário orientado para a área da Pedra Natural e indústria transformadora.

Intitulado “Inovação e Tecnologia em Pedra Natural”, o curso quer ser uma referência a nível nacional e estimular os jovens a desenvolver uma mente versátil e espírito de empreendedorismo.

Este curso teve parecer favorável do Conselho Geral do Agrupamento e está enquadrado num projeto Estratégico apoiado pela Câmara Municipal de Sintra. Este resulta de uma parceria entre o Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e a Assimagra - Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins, tendo sido criada a AITPN – Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural, que vai dinamizar nesta comunidade (Pêro Pinheiro – Antiga fábrica Pardal Monteiro) um Centro de Inteligência e Tecnologia da Indústria da Pedra Natural - “Stone CITI/Sintra”.

Consulte o flyer de apresentação do curso

Consulte o folheto de divulgação do curso

Consulte o cartaz de divulgação do curso

visitas realizadas pelos ALUNOS do Curso Profissional de Inovação e Tecnologia em Pedra Natural

LOCAL: FÁBRICA PARDAL MONTEIRO – O LOCAL DO FUTURO

Tendo sido este curso o resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Sintra com a escola EBS Dr. Rui Grácio e o StoneCITI, no passado dia 25 de outubro os alunos foram até às instalações da fábrica Pardal Monteiro ver o seu futuro.

No decorrer desta visita os alunos tiveram oportunidade de ver o Presidente da Câmara e o Fundador do StoneCITI a falar sobre o projeto, a sua importância para o Setor da Pedra Natural e viram as plantas com as representações futuras da fábrica.

LOCAL: FILSTONE

Atualmente, a nível mundial, Portugal está no top 10 do comércio internacional de Rocha Ornamental, sendo que cerca de 45% das exportações são realizadas para fora da Europa (dados da Assimagra).

No âmbito do primeiro módulo do curso, “Técnicas e equipamentos de exploração de Rochas Ornamentais”, no passado dia 7 de novembro, os alunos visitaram uma das pedreiras de referência a nível nacional na extração Calcário Ornamental, a FILSTONE.

Nesta visita os alunos tiveram a oportunidade de ver a realidade de uma empresa ambiciosa tanto a nível da extração e do volume de negócios, como a nível de sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. No fim da visita puderam também falar com o Fundador da Empresa para compreender a sua visão.

GABINETE DE DESIGN E ARQUITECTURA

O mercado da Pedra Natural é amplo, iniciando-se na extração e transformação de rocha ornamental e terminando no produto final pensado pelo arquiteto ou pelo designer. É esta amplitude de mercado e de possibilidades que pretendemos passar aos nossos alunos.

A escola EBS Dr. Rui Grácio insere-se numa região onde o setor da Pedra Natural está muito presente, sendo por isso de extrema importância o contacto dos alunos com o meio empresarial da zona envolvente. Só deste modo, os alunos compreendem o setor em que se inserem e a variabilidade de oportunidades existentes a nível local.

Foi neste âmbito e com este propósito que no passado dia 27 de novembro, os alunos do Curso de Inovação e Tecnologia em Pedra Nacional foram conhecer a Arquiteta e Designer Paula Moucheiro que trabalha na região.

Para além de terem ido ao seu gabinete conhecer o seu trabalho e o seu processo de desenvolvimento de produto, os alunos foram convidados a participar num projeto de design inserido no Milan Design Week 2020 (a decorrer de 21 a 26 de abril). A participação dos alunos ocorrerá durante o próximo período, onde irão acompanhar a produção e terminar manualmente a transformação de 4 peças em mármore de uma das 10 designers portuguesas convidadas a expor peças no evento.