.  GABINETE de APOIO ao ALUNO na ÁREA da EDUCAÇÃO para a SAÚDe - GAPES.

PROJETO de EDUCAÇÃO para a SAÚDE do AGRUPAMENTO de ESCOLAS LAPIÁS

GABINETE de APOIO ao ALUNO na ÁREA da EDUCAÇÃO para a SAÚDE

Sobre o GAPES

O GAPES – Gabinete de Apoio ao Aluno na Área da Educação para a Saúde – situa-se numa sala à entrada do pavilhão L.

O GAPES está especialmente vocacionado para apoiar os alunos, quer no que diz respeito ao esclarecimento face a assuntos diversos relacionados com a Saúde, quer no apoio à elaboração de trabalhos de âmbito escolar.

No entanto, qualquer elemento da comunidade educativa poderá recorrer ao GAPES, sempre que pretenda apoio do âmbito da Educação para a Saúde.

Encontra-se em funcionamento, desde o início do ano letivo, com o seguinte horário:

Pela sua Saúde - rastreios na EB 2,3 Dr. Rui Grácio

Realizou-se no passado dia 29 de Outubro na EB 2,3 Dr. Rui Grácio, com a colaboração de enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde  de Sintra (ACES de Sintra) - Unidade de Cuidados na Comunidade Albus Petra, um rastreio, realizado a todos os interessados, que consistiu em:

• Avaliação da GLICÉMIA capilar

• Avaliação da PRESSÃO ARTERIAL

• Avaliação da Altura e Peso para determinação do ÍNDICE de MASSA CORPORAL (IMC)

• Avaliação do PERÍMETRO ABDOMINAL

• AVALIAÇÃO SUMÁRIA de ENFERMAGEM - esclarecimento dos valores encontrados e aconselhamento para aquisição de hábitos salutogénicos.

Esta acção considerada muito positiva pela comunidade escolar.

Pela sua Saúde - rastreios na EB 2,3 Dr. Rui Grácio

Na próxima 4ªfeira, dia 29 de Outubro, contaremos com a presença de enfermeiros do Agrupamento de Centros de Saúde  de Sintra (ACES de Sintra) - Unidade de Cuidados na Comunidade Albus Petra na nossa escola, entre as 9h30m e as 15h.

Venha ter connosco à entrada do pavilhão C, da Escola Básica 2,3 Dr. Rui Grácio, e poderá beneficiar de uma:

• Avaliação da GLICÉMIA capilar

• Avaliação da PRESSÃO ARTERIAL

• Avaliação do PERÍMETRO ABDOMINAL

Para mais informação, clique aqui.

Sessões de rastreio da saúde oral

"As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, são um sério problema de saúde pública, uma vez que afetam grande parte da população, influenciam os seus níveis de saúde, de bem-estar, de qualidade de vida e são vulneráveis a estratégias de intervenção conhecidas e comprovadamente eficientes.”

(www.saudeoral.min-saude.pt)

Durante o mês de fevereiro, irão realizar-se rastreios de saúde oral aos alunos que nasceram em 1999, no âmbito do
Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral. A higienista do Centro de Saúde de Pêro Pinheiro, Patrícia Fonseca, observará os alunos no Gabinete da Saúde da escola sede do Agrupamento de Escolas Lapiás, de acordo com o calendário que aqui se disponibiliza.

Os alunos a quem não foram detetados quaisquer problemas de saúde oral serão encaminhados para o Centro de Saúde de Pêro Pinheiro para que se proceda à aplicação de SELANTES de FISSURA, uma medida com grande eficácia na prevenção de cáries dentárias.

Na eventualidade dos alunos apresentarem dentes com necessidade de intervenção, ser-lhes-á atribuído um CHEQUE DENTISTA para que possam proceder ao tratamento adequado.