.  CLUBE CIÊNCIA VIVA na ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA DR. RUI GRÁCIO.
 




EVENTOS REALIZADOS
 


 

CLUBE CIÊNCIA VIVA na ESCOLA BÁSICA e SECUNDÁRIA DR. RUI GRÁCIO
VISITA de ESTUDO ao CENTRO de INTERPRETAÇÃO da NATUREZA de SINTRA – MONSERRATE
15 e 16 de março

Nos dias 15 e 16 de março, da parte da tarde, nós, alunos do Clube Ciência Viva, fomos a Monserrate visitar o Centro de Interpretação da Natureza de Sintra. À chegada, tivemos a oportunidade de almoçar na área de piqueniques, que fica no exterior do Parque, num espaço cheio de biodiversidade, muito lindo e encantador, que permite apreciar a beleza natural da serra.

Cada um dos grupos foi recebido pelos guias, que fizeram uma introdução sobre a origem do parque e as espécies que preserva. Os alunos de quinta-feira, iniciaram a visita a observar e a sentir uma sequoia, a maior árvore do mundo, que pode atingir mais de 100 metros de altura e cujo tronco é bastante esponjoso.

Separados em dois grupos, uns começaram por visitar o espaço exterior e os outros, o tão desejado Centro de Interpretação da Natureza, instalado num edifício que foi atelier de pintura de Sir Francis Cook. Foi ele que mandou construir o palácio, de rara beleza, e os fascinantes jardins que o envolvem e que apresentam espécies vegetais de todo o Mundo.

A visita guiada ao centro, iniciou-se com a apresentação de um painel interpretativo sobre a evolução de Sintra e área envolvente, desde a sua formação geológica até aos dias de hoje, incluindo a forma como foi ocupada pelos seres humanos, a sua urbanização e a própria criação do centro interpretativo. Ficámos a saber que, no início, havia uma grande planície que foi empurrada pelo magma e formou a serra. Também aprendemos que, muito antes disso, passaram por cá dinossáurios, cujas pegadas ficaram marcadas nas rochas. A seguir, vimos como é que a paisagem foi mudando ao longo do tempo.

Ainda no piso inferior, pudemos observar um aquaterrário, onde se encontram exemplares de boga-portuguesa e de tritão-de-ventre-laranja, espécies ameaçadas, que uns alunos conseguiram observar e outros não. Neste piso, existem também, três maquetes que representam diferentes partes de um carvalho-português e ajudam a compreender como vivem as árvores e quais as funções da raiz, do tronco e da copa. Aqui, observámos alguns dos seres vivos existentes em cada uma dessas partes, como os decompositores, o pica-pau, o mocho, entre muitos outros, que habitam o Parque Natural de Sintra-Cascais. Esta informação é complementada com vídeos, que nos permitiram aprender, entre muitas outras coisas, como se determina a idade de uma árvore e como se processa a circulação da seiva no seu interior.

No piso superior, recorrendo a uma inovadora apresentação, pudemos observar alguns dos seres vivos, essencialmente aves, que existem no parque, através da projeção de imagens no teto do edifício e, finalmente, realizar um divertido jogo interativo, em que testámos os nossos conhecimentos.

Enquanto uns alunos visitavam o centro, os outros iniciavam a outra parte da visita a aprender a utilizar o iNaturalist. Desfrutando de um passeio pelos magníficos jardins do Palácio, tirámos algumas fotografias de seres vivos que tentámos identificar, com esse aplicativo, e aproveitámos para conhecer o interior do palácio de Monserrate, que é muito bonito. Ao longo dos jardins do palácio, vimos muitos líquenes diferentes e aprendemos o nome de várias plantas como as azáleas, as gilbardeiras, as pervincas, os medronheiros, os umbigos-de-vénus, os sanguinhos-das-sebes, os loureiros, as estrelícias, os jasmins, as glicínias, (…) e muitas variedades de fetos e musgos - algumas com centenas de anos.

Foi um dia diferente, que nos proporcionou aprendizagens de forma divertida e motivadora.

Texto elaborado pelos alunos dos vários núcleos do CCVnE

 


 

SESSÃO de FORMAÇÃO para ASSISTENTES OPERACIONAIS
CHEGARAM NOVOS CONTENTORES À NOSSA ESCOLA!

No dia 22 de março, decorreu uma sessão de formação para assistentes operacionais, na sequência da atribuição, pela Câmara Municipal de Sintra, de novos contentores de separação de RSU - resíduos sólidos urbanos, à escola sede. Esta atividade contou com a presença de uma equipa de formadores do Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética (GSATE) constituída pelos especialistas Dra. Cristina Correia, Eng.º. Paulo Meneses e Dra. Cassilda Pinto.

A sessão de sensibilização Chegaram novos contentores à nossa escola!, teve como grandes objetivos informar sobre o tipo de resíduos mais comuns e a forma correta de proceder à sua triagem. Salientou-se, ainda, o papel fundamental que os assistentes operacionais desempenham em todo o processo, assegurando a colocação dos resíduos nos locais corretos para que venham a ser reciclados.

Como ideia fundamental, a reter, destacou-se o facto do gesto de cada cidadão fazer toda a diferença: o mesmo resíduo será lixo, se colocado no recipiente dos indiferenciados, ou matéria-prima, quando depositado no local correto do ecoponto! No final da sessão, os formadores esclareceram todas as dúvidas colocadas pelos 18 participantes.

No regresso às aulas, professores e alunos serão alvo de formação interna para que todos possam colaborar correta e positivamente em todo este processo!

 


 

DIA ABERTO À COMUNIDADE – A NOSSA MINIFLORESTA! – 4 de fevereiro

No dia 4 de fevereiro, a escola sede do Agrupamento de Escolas Lapiás, abriu as suas portas à comunidade com o objetivo de partilhar diversas vivências inesquecíveis que, pelo seu caráter envolvente, motivador e de enorme riqueza científica e pedagógica, contribuíram para a promoção de um maior conhecimento científico, de uma crescente ligação à Natureza e da maior necessidade de agir no sentido de a preservar!
A esta iniciativa, que se enquadra na implementação do projeto Uma ESCOLA cheia de (BIOGEO)DIVERSIDADES… e tantas EXPERIÊNCIAS para VIVER!, do Clube Ciência Viva na Escola Básica e Secundária Dr. Rui Grácio, atribuímos o nome A Nossa MiniFloresta!, uma vez que a grande meta, para este dia, seria plantar toda a área definida para o efeito. Foi, deveras, gratificante verificar o envolvimento, o entusiasmo e o trabalho, em equipa, de todos os que participaram nas plantações. Só assim foi possível concluir o que estava projetado para este dia!
Salientamos o suporte e o apoio que as atividades proporcionadas pelos técnicos do GSAT – Gabinete de Sustentabilidade Ambiental e Transição Energética, da CMSintra, e da Associação Clube Xzen, deram à dinâmica conseguida nesse dia e que foram da maior importância. A excelente qualidade cientifico-pedagógica das oficinas dinamizadas pelos especialistas e voluntários destas duas entidades permitiu abarcar inúmeros visitantes que, desde os alunos aos adultos presentes nesse dia - encarregados de educação, assistentes operacionais e professores, incluindo os do Clube Ciência Viva na Escola, manifestaram grande envolvimento e um excelente feedback.

Ao longo do dia, os visitantes puderam visitar a exposição Árvores Nativas de Portugal, da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, e participar, ativamente, nas oficinas do GSAT - T-Shirt Velha – Saco Novo, Descobre o que bebes!, Sintra Ambiquiz, Jogos Tradicionais Sustentáveis, Mini Peddy Paper da Biodiversidade e 10 Coisas que podes fazer pela Biodiversidade Urbana, individualmente ou em família!

Já os especialistas Pedro Henriques e Luís Lourenço, proporcionaram momentos inesquecíveis aos 46 participantes que se inscreveram nas atividades que dinamizaram. Durante a observação de aves foi detetada a presença de 16 espécies no espaço escolar, em que se destaca a observação de um lugre, uma estrelinha-real e um bútio-comum. Já relativamente às sessões das rapinas noturnas, onde foi analisado o conteúdo de regurgitações de coruja-das-torres, destaca-se o crânio de um musaranho-de-dentes-vermelhos, encontrado numa delas.

Houve, ainda, a possibilidade de ficar a conhecer melhor o projeto LIFE Lx Aquila, numa sala cheia de recursos sobre a Águia-de-Bonelli, elaborados por alunos da professora Alexandra Gomes – 9ºD, 8º D e 8º F.

Destacamos as mais de duas centenas e meia de pessoas que passaram pela EBS Dr. Rui Grácio: crianças muito pequenas e as mães ou avós que as acompanharam; alunos de diferentes níveis etários e provenientes de muitas escolas do agrupamento; pais, encarregados de educação, assistentes operacionais e professores, que vieram como participantes; antigos alunos, entre os quais, alguns que tinham plantado, há 24 anos, espécies que já existem no espaço e que voltaram a plantar, agora, na minifloresta; portugueses e estrangeiros que colaboraram, lado a lado, para se atingir o objetivo definido. Todas experiências fantásticas e inesquecíveis, vividas com muita alegria e diversão!
Claro que a concretização de um evento desta dimensão, só foi possível com a colaboração empenhada, entusiasta e cheia de carinho e simpatia dos nossos parceiros, convidados e voluntários! Porque queremos lembrar que é com trabalho colaborativo que se alcança o sucesso, agradecemos profundamente, a todos os que participaram neste dia tão especial para nós:

- ao Dr. António Alexandre, em representação do nosso parceiro Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que, com muito carinho, acompanhou o desenvolvimento deste projeto desde o início, tendo concebido o desenho da minifloresta, elaborado a lista de espécies a plantar e dinamizado, ativamente, a sessão de plantação das espécies vegetais, na qual pudemos contar, também, com a querida e simpática estagiária, Madeleine Laurent;

- ao Dr. Francisco Correia, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, que devido ao seu envolvimento pessoal, dedicação e persistência foi, sem dúvida, o principal responsável por assegurar a oferta de praticamente todas as espécies plantadas no espaço escolar;

- a todos os intervenientes nas atividades promovidas pelo Gabinete de Sustentabilidade e Transição Energética da Câmara Municipal de Sintra: Equipa GSAT – Dra. Cassilda Pinto, Dra. Cristina Correia, Dr. Paulo Meneses; Estagiário da Escola de Santa Maria, Sintra – Pedro Marques e Voluntários – Ana Dantas, Carolina Baleia, Helena Santos, Inês Costa, Leonor Silva, Sofia Lopes e Valdemar Rodrigues. A forma como abraçaram e se envolveram em todo o processo e, especialmente, na concretização do evento, foi determinante para o seu sucesso!

- ao Dr. Pedro Henriques e Dr. Luís Lourenço, representantes do nosso parceiro Associação Clube Xzen, pelo seu entusiasmo, simpatia, disponibilidade e conhecimento sobre a temática das Aves;

- à responsável pelo pelouro da Educação da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Virgínia Valério, que desde o início do ano letivo tem apoiado o CCVnEBS Dr. Rui Grácio, nomeadamente na criação de condições de trabalho para as atividades do clube e na colaboração em atividades essenciais para a concretização dos projetos a realizar. Destacamos, neste âmbito, os trabalhadores que procederam ao transporte de manta-morta, entre Montelavar e Marvila, absolutamente necessária para a execução do plano previsto para a minifloresta; o Sr. Neves, que com o seu trabalho, de forma incansável e com extrema simpatia, tem resolvido todos os problemas que têm afetado a sala E2, nomeadamente o fornecimento de água; e o Sr. Jorge Carvalho, cuja generosidade salientamos pela oferta da, muito bonita, pedra que cobre, agora, a bancada do lavatório do Clube Ciência Viva.

- à empresa Nãm, situada em Marvila, que ofereceu a totalidade da manta-morta à escola.

Esperamos que, no futuro, tenhamos a possibilidade de trabalhar e conviver, em muitas mais iniciativas, em prol da Natureza e da Educação para a Sustentabilidade. Acreditamos que estes momentos aproximam as pessoas e as motivam a agir com maior consciência ambiental. Muito obrigada a todos!

Para os que ainda não puderam participar neste evento, não hão de faltar oportunidades. Fiquem atentos porque contamos convosco!

 


 

DIA ABERTO À COMUNIDADE – A NOSSA MiniFLORESTA! – 4 de fevereiro

Clique para obter uma versão maior

Convidamos todos elementos da comunidade, educativa e local, a participarem no dia aberto que irá decorrer no próximo dia 4 de fevereiro, entre as 10h e as 17h, na escola sede do nosso Agrupamento!

Apesar de este dia se centrar na plantação da nossa minifloresta, haverá muitas outras atividades ligadas à exploração e conhecimento da Natureza, que irão proporcionar excelentes momentos de convívio, para todas as idades, e onde não irá faltar animação e boa disposição!

Lembramos que há atividades com necessidades específicas:

  • Roupa e calçado adequado a trabalhos na floresta

  • 1 t-shirt que já não usem para a atividade “T-shirt Velha, Saco Novo”

Mas, o melhor, é consultar o Programa de Atividades!

E se quiserem passar todo o dia connosco, não se esqueçam de levar o almoço!

CONTAMOS COM A VOSSA PARTICIPAÇÃO ATIVA

porque foi a pensar em TODOS que organizámos esta ATIVIDADE!

 



WORKSHOP Minifloresta Urbana – como reflorestar a escola

No passado dia 11 de janeiro, decorreu uma atividade dinamizada no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola Básica e Secundária Dr. Rui Grácio, com a participação de mais de 50 alunos, professores de diversas disciplinas e alguns representantes da Câmara Municipal de Sintra e do ICNF.

Esta sessão de formação foi orientada pelo Dr. António Alexandre, biólogo, em representação do nosso parceiro Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), com o objetivo de preparar o Dia Aberto à Comunidade, a realizar no dia 4 de fevereiro, em que iremos plantar uma minifloresta no espaço escolar.

Os participantes começaram por beneficiar de uma sessão de formação, de caráter mais teórico, em que foi apresentado o conteúdo científico que suporta o método e as linhas gerais de atuação que iremos adotar, aquando da construção da nossa minifloresta, incluindo a caracterização do espaço e as espécies a plantar.

Numa segunda fase e numa vertente mais prática, alunos e professores puseram “as mãos na massa” e produziram diversas bombas de sementes que, no dia aberto à comunidade, serão lançadas terra!

Foi uma tarde de grandes aprendizagens, muito envolvente e divertida, em que todos participaram com muito empenho e entusiasmo. Mal podemos esperar pelo dia 4 de fevereiro, para o qual estão todos convidados. Estejam atentos ao programa, que será divulgado em breve!
 

Clique para obter uma versão maior

 


 

Topo da página